MICROFISIOTERAPIA

MICROFISIOTERAPIA

Terapia complementar para o bem-estar físico e emocional.

 

A Microfisioterapia é uma técnica de fisioterapia manual criada na década de 80 pelos fisioterapeutas franceses Patrice Benini e Daniel Grosjean. Seu embasamento teórico e científico iniciou pelo estudo e revisão criteriosa da Embriologia, Ontogenia, Filogenética e Anatomia.

A Microfisioterapia tem como base quatro princípios:

1 - Autocorreção (Mecanismo reparador);
A autocorreção ou mecanismo reparador é a capacidade a todos os seres vivos. Através da autopoise (capacidade do organismo de fazer algo por si mesmo para ele mesmo) o corpo reconhece o agressor e se defende dele.
Quando o corpo não reconhece o agressor, sendo este muito forte ou se manifestando de forma inesperada, a autopoise é prejudicada e a doença se instala. O fisioterapeuta vai informar o corpo a origem dos sintomas e desencadeará o mecanismo de autocorreção.

2 - A cicatriz patológica;
É o registro que se forma quando sofremos uma agressão muito forte ou quando se verifica uma deficiência no sistema imunológico.
Trata-se de um vestígio da agressão no corpo que deforma a célula, deturpando sua função e provocando sintomas.
Na região em que se forma a cicatriz ocorre a perda da energia vital. Os gestos do terapeuta são realizados sobre esse local, a fim de estimular o processo de autocura.

3 - A correção homeopática;
De acordo com o grande princípio da homeopatia descrito por Hahnemann (fundador da doutrina homeopática), o gesto de correção será efetuado sobre o local da porta de entrada da agressão (cicatriz patológica) e será o menor possível, de maneira infinitesimal (micro). A microfisioterapia e a homeopatia seguem as leis da cura pelo semelhante (reprodução da agressão) e do infinitesimal (medicamento diluído, palpação mínima), estas leis são citadas em técnicas de Medicina Enérgética (Moreno).

4 - As micropalpações.
Assim como a Homeopatia, a Microfisioterapia segue as leis da cura pelo semelhante (semelhante cura semelhante) e do infinitesimal (medicamento diluído; palpação mínima).
As micropalpações são gestos feitos pelo terapeuta, sempre com as duas mãos em aproximação. A partir da sensação entre elas, o terapeuta detecta se há perda de vitalidade no tecido e identifica a memória (cicatriz) de uma eventual agressão.
Efetuando essas micropalpações, ele informa ao corpo as agressões e desencadeia o processo de autocura.

MEMÓRIA CELULAR
Memórias das experiências vividas, informações hereditárias e da vida fetal, tanto boas como ruins ficam registradas no cérebro e corpo. Sabe-se também que a má alimentação, o acúmulo de medicamentos, ondas eletromagnéticas, sentimentos como medo exagerado, perdas, frustações e ansiedade ficam memorizadas nas células. Contudo, se o corpo não reagiu de forma eficaz a estes eventos, ocorre uma perda da vitalidade das células e tecidos, desencadeando sintomas físicos e emocionais.

Talita Maluf Microfisioterapia - Telefone/WhatsAPP: (17) 98140-3301COMO FUNCIONA A SESSÃO:
Através de palpações sutis e específicas no corpo, o fisioterapeuta busca informações nos tecidos e estimula a autoregulação das funções do organismo e sistema nervoso.

A MICROFISIOTERAPIA é uma terapia complementar e não substitui outras especialidades terapêuticas. Pode ser aplicada em pessoas de todas as faixas etárias.

 

Em média são necessárias de 3 a 4 sessões, realizadas no intervalo de 30 a 40 dias.

A SESSÃO dura em média de uma hora e é indicada para:

Talita Maluf Microfisioterapia - Telefone/WhatsAPP: (17) 98140-3301

  • Dores crônicas ou agudas;
  • Fibromialgia, ansiedade, fobias, depressão, estresse, alergias;
  • Cefaléias e enxaquecas;
  • Distúrbios do sono;
  • Gastrite, doença de chron, asma, bronquite, rinite, sinusites;
  • Déficit de atenção e concentração, hiperatividade;
  • Traumas emocionais (sentimentos de perdas, abandonos, separações);
  • Traumas físicos (entorses, luxações, acidentes);
  • Pós-operatórios (cirurgias plásticas, ortopédicas) entre outras.